segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dicas para um Natal ecológico

Publicada por Comer, Poupar e Viajar à(s) 12:49
A minha relação com a ecologia já é antiga ... aos 12 anos fundei uma organização chamada "Amigos do Ambiente" (demasiado óbvio, certo?), construí crachás que identificavam os membros da associação e obriguei os meus amigos a irem a reuniões semanais debaixo de uma árvore no jardim da cidade. É certo que só consegui que estes ficassem longe dos videojogos durante uns meses mas durante esse tempo conseguimos criar folhetos que distribuímos pela cidade e limpámos 2 praias por conta própria :-) Já na adolescência, trabalhei nos meus tempos livres num Jardim Botânico como guia e já na fase adulta liguei-me à Quercus como voluntária. Mas o mais importante é que tento ser ecológica no dia-a-dia. Deixo por isso aqui algumas dicas ecológicas para esta época natalícia que se aproxima e começo pela decoração da árvore. Já fizeram a vossa?

1. Prefira sempre uma árvore artificial a uma natural. Pode reutilizá-la ao longo dos anos.

2. Na iluminação opte por LED´s. Estas luzes são igualmente bonitas e têm a vantagem de reduzir os custos energéticos em cerca de 80% quando comparadas com lâmpadas tradicionais.

3. Desligue sempre as luzes de Natal enquanto dorme e quando não estiver em casa. 

4. As decorações para a árvore de Natal também podem ser ecológicas!Prefira ornamentos artesanais ou em madeira, também pode fazer os seus próprios ornamentos (em origami, por exemplo) ou decorar com elementos naturais: pinhas, folhas, castanhas, avelãs, paus de canela. 

5. E aqueles postais de Natal que recebe todos os anos e que no final desta época se acumulam numa caixa de sapatos no sotão? Use-os para decorar! Amanhã dou mais dicas sobre este assunto :-)

0 comentários:

 

Comer, Poupar e Viajar Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare